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Eurico Gushi

Facilitador de Workshop
de Estratégia e Inovação

 

CRIAVIVA Consultoria

Strategic & Innovation Workshop

 

Tel. (11) 2097-3054

criaviva@yahoo.com.br

www.criaviva.com.br

 

CRIAVIVA Consultoria
Workshop de Estratégia e Inovação

A Criaviva é a única Empresa no Brasil com Foco e Experiência na
Facilitação de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação.

 Workshop de Estratégia: Missão, Visão e Valores
 
Workshop de Inovação: Serviços, Produtos e Processos
 
Workshop de Diagnóstico: Descobrir e Solucionar Problemas.

Abaixo alguns Exemplos de Workshops:

·    Workshop de Inovação: Design Thinking (Informações)

·    Workshop de Inovação: Focus Group – Percepção de Valor (Informações)

·     Workshop de Estratégia: Definição de Missão, Visão e Valores(Informações)

·    Workshop de Estratégia: Oportunidades de Crescimento(Informações)

·    Workshop de Diagnóstico e Planejamento Estratégico  

·    Workshop de Diagnóstico e Melhoria Contínua de Processos  

·    Workshop de Diagnóstico de Clima Organizacional (Informações)

·    Workshop de Diagnóstico de Necessidades de Treinamento

 

Design Thinking – Workshop de Inovação

Objetivo do Design Thinking:

·   Desenvolver a Oportunidade de Inovação: Produto ou Serviço com uma Equipe Multidisciplinar com Foco na Percepção de Valor do Cliente ou Consumidor (Empatia)

Processo Design Thinking:

·   Oportunidade de Inovação – Descobrir a Oportunidade de Inovação

·   Diagnóstico – Descobrir os reais Obstáculos à Oportunidade de Inovação (o problema certo)

·   Ideias – Levantar Ideias e Priorizar as melhores Ideias 

·   Protótipo – Testar as Ideias Priorizadas e Perceber os Reais Benefícios da Inovação 

·   Solução – Definir a Solução 

Ferramentas de Facilitação de Workshop de Inovação – Design Thinking:

·   Brainstorming: Geração de ideias com a regra “não justificar” para dar mais segurança aos participantes darem ideias sem necessidade de racionalização (mentir).

·   Priorização: Votação. Novamente sem justificar a sua escolha.

·   Diagrama de Causa e Efeito: Para Descobrir o Diagnóstico ou Obstáculos à Inovação

·   Metodologia Decision Mapping: Método Heurístico de Diagnóstico, Análise e Síntese.

 

Focus Group – Percepção de Valor

Objetivo do Workshop:

·   Descobrir, Entender e Priorizar as Oportunidades de Inovação

·   Descobrir, Entender e Priorizar as Percepções de Valor dos Clientes

·   Descobrir, Entender e Priorizar as Necessidades dos Clientes: Sintomas e Aspirações

Processo:

·   Participantes: Uma das etapas críticas do Workshop de Focus Group
é a definição do Perfil dos Participantes.
O Grupo pode ser Heterogêneo, quando o objetivo é Descobrir Oportunidades de Inovação, mas pode ser Homogêneo quando o objetivo é Desenvolver a Solução – Design.

·   Possíveis Participantes: Distribuidores, Varejo, Influenciadores, Consultores,
Compradores, Shoppers, Usuários, Consumidores, Fornecedores, Parceiros, etc.

·   Ferramentas: Análise com Brainstorming e Síntese com Diagramas de Causa e Efeito

·   Carga Horária: de Duas a Quatro Horas

 

Definição de Missão, Visão e Valores

Objetivo do Workshop:

·   Definir: Missão (ou Propósito), Visão e Valores

·   Da Companhia, de uma Unidade de Negócio, Departamento ou Equipe

Processo:

·   Sequencia: Propósito, Missão, Visão e Valores

·   Participantes: Diretores e Gerentes – Primeiros níveis

·   Ferramentas: Análise com Brainstorming e Síntese com Diagramas de Causa e Efeito

·   Carga Horária: de Três a Seis Horas.

 

Oportunidades de Crescimento

Objetivo do Workshop:

·   Descobrir, Entender e Priorizar as Oportunidades de Crescimento:
Produto, Serviço, Segmentação de Clientes ou Modelo de Negócio. 

·   Primeira Pergunta Chave: Onde Iremos Crescer? – Foco Estratégico 

·   Segunda Pergunta Chave: Como Iremos Crescer? – Diagnóstico e Ideias

Processo:

·   Sequencia: Oportunidades de Crescimento, Diagnóstico e Ideias

·   Participantes: Equipe Interna Multidisciplinar envolvendo todas as Áreas.
Quando possível Incluir Convidados Externos: Clientes, Consumidores, Influenciadores, Parceiros, Distribuidores, Fornecedores, etc. 

·   Ferramentas: Análise com Brainstorming e Síntese com Diagramas de Causa e Efeito

·   Carga Horária: de Três a Seis Horas

 

Análise e Diagnóstico de
Clima Organizacional

Objetivos do Workshop de Análise de Clima:

O Workshop de Análise da Pesquisa de Clima Organizacional tem com Objetivo:
 - Priorizar os Indicadores que necessitam de melhoria,
 - Descobrir o Diagnóstico e
 - Definir um Plano de Ações de melhoria para os Indicadores escolhidos.

Reuniões de Análise e Diagnóstico de Clima Organizacional:

·    A forma mais comum de reunião de Análise da Pesquisa de Clima é o Focus Group com 12 a 20 gestores.

·    Se a empresa for pequena, com menos de 50 colaboradores é possível fazer a reunião de Análise de Clima com todos os colaboradores juntos, neste caso, talvez nem precise aplicar a pesquisa, economizando tempo e dinheiro.

·    As grandes empresas geralmente realizam várias reuniões:
por nível hierárquico, por departamento ou unidade de negócio.

·    Se uma área tiver muitos colaboradores, avaliar a necessidade de realizar mais de um Focus Group.

·    O resultado da Pesquisa também pode indicar a necessidade de realizar um Focus Group
com um grupo específico de Colaboradores ou um Tema bem pontual.

Metodologias, Ferramentas e Atitudes – Reuniões de Análise da Pesquisa de Clima:

·    A Reunião de Análise da Pesquisa de Clima é um momento para ouvir o colaborador,
por este motivo utilizamos muito o Brainstorming.
É importante estabelecer um clima de abertura para que as pessoas falem o que realmente estão sentindo.
As regras de “Adiar o Julgamento” e “Não Justificar” devem ser seguidas com mais rigor para deixar fluir a Intuição e o Sentimento de todos. Se as ideias não estiverem claras, continuamos o processo de Investigação através de novos Brainstormings de Análises.
O Foco deste trabalho é o Comportamento, Motivação e Atitude e não a Racionalização precoce e superficial.

·    Utilizamos as ferramentas de Análise e Diagramas de Causa e Efeito para entender ou decifrar as Ideia, Sentimento ou Intuição. Esta compreensão é importante para fazer o Diagnóstico correto da situação.

·    Para organizar a aplicação das ferramentas acima, utilizamos o “Decision Mapping”, que é um método Heurístico que equilibra a Razão e Intuição-Sentimento gerando resultados de melhor qualidade.
Os extremos do Decision Mapping são: a Análise no início e a Síntese no final do processo. Estes dois extremos são Racionais e Lógicos. Entre estes dois extremos temos vários ciclos de Intuição-Sentimento e Investigação com Diagramas de Causa e Efeito, até descobrir o verdadeiro Diagnóstico, Insight e Solução.

·    O Papel do Facilitador é conduzir a Metodologia, Ferramentas e Administrar o Ambiente e o Tempo

 

Eurico Gushi

Facilitador de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/

 

CRIAVIVA Consultoria - Workshop de Estratégia e Inovação
www.criaviva.com.br - criaviva@yahoo.com.br

11-2097-3054

 

http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/

http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ (desde 2004)

 

Página atualizada em 14/10/2012