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Eurico Gushi

Facilitador de Workshop
de Inovação e Estratégia

 

CRIAVIVA Consultoria

Innovation Design Workshop

 

Tel. (11) 2097-3054

criaviva@yahoo.com.br

www.criaviva.com.br

 

CRIAVIVA Consultoria
Innovation Design Workshop

A Criaviva é a única Empresa no Brasil com Foco e Experiência na
Facilitação de Workshop de Inovação, Diagnóstico
Design Thinking, Focus Group e Estratégia:

 Workshop de Inovação: Percepção de Valor
 
Workshop de Estratégia: Missão, Visão e Valores
 
Workshop de Diagnóstico: Planejamento e Solução de Problemas

Apostilas, Formulários e Resumos:

·     CRIAVIVA Consultoria – Portfólio Criaviva

·     GuiaBrainstorming – Guia Prático para Reuniões de Inovação – Design Thinking

·     Brainstorming – Conceitos Básicos de Forma Prática – Decision Mapping Básico

·     Design Thinking – Resumo do Processo de Inovação

·     Feliz 2011 – Planejamento Estratégico Pessoal com o Decision Mapping

·     Decision Mapping – Análise Sucessiva  – Decision Mapping Básico – Método de Análise e Diagnostico

·     Decision Mapping – Exemplo – Exercício Passo a Passo com o tema “Desenvolvimento da Liderança” 

·     Decision Mapping – Objetivos – Formulário Simples para Descobri os Objetivos – Decision Mapping Invertido

·     Decision Mapping – Ações – Formulário Simples para Descobrir as Ações – Decision Mapping


Mais informações sobre Facilitação de Workshop e a metodologia “Innovation Decision Mapping” nos endereços abaixo:

 - http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/ - Blog: Facilitador de Workshop de Inovação

 - http://www.slideshare.net/criaviva  – Arquivos e Slides de Palestras e Treinamentos

 - http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ - Grupo: Líder-Facilitador

Design Thinking – Processo de Inovação

O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma Metodologia ou Processo de Inovação.
Geralmente associamos a Palavra “Design” como a Forma Percebida do Produto.
O “Design Thinking” é o Processo de Como Gerar um Produto ou Serviço Inovador
ou seja, com Valor Percebido pelo Cliente.

Para que serve o Design Thinking? / Qual o Objetivo?

O Resultado Desejado do Processo Design Thinking é a Satisfação do Cliente (Interno ou Externo).
Só conquistamos este resultado Conhecendo as suas Reais Necessidades, Desejos e Percepções. 

Quais as Principais Vantagens do Processo Design Thinking?

A Grande Vantagem é de Ser um Processo Rápido e Barato para Gerar Inovação de Valor.
A Inovação é resultado da Metodologia e Trabalho em Equipe, ou seja, não depende de um Gênio.
O Processo tem Foco na Percepção do Cliente, suas Necessidades, Desejos e Comportamento.
O Processo leva em conta o Conhecimento Tácito das Pessoas e Experiências com Protótipos,
não dependendo de extensas Pesquisas Quantitativas.  

Quais são as Principais Etapas do Design Thinking?

Identificar Onde Existe uma Oportunidade de Inovação.
Através de uma Reunião Multidisciplinar a Empresa Identifica uma ou mais Oportunidades de Inovação.
Pergunta Chave: Onde Iremos Crescer?

Descobrir a Oportunidade de Inovação
Descobrir Oportunidades de Inovação através da Observação do Comportamento do Cliente e/ou Interação através de Conversas, Pesquisas Qualitativa, Reuniões de Focus Group, etc.
Perguntas Chaves: Como é a Percepção de Valor do Cliente?
Quais são as Necessidades dos Clientes? Para que, o Cliente precisa do Produto ou Serviço?

Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
Desenvolver o Produto ou Serviço que atendam as Necessidades e Percepção de Valor do Cliente.
Nesta etapa utilizamos o Processo Heurístico para Descobrir o Diagnóstico e
o Processo Criativo para Gerar as Opções ou Idéias de Produtos ou Serviços.

Testar as Idéias – Protótipos:
Fazer testes monitorados para Saber se o Produto ou Serviço atendem as Necessidades e
Percepção de Valor dos Clientes.
A experiência com os Protótipos pode: Validar, Reprovar ou Gerar Novas Idéias
Pergunta Chave: O Cliente está Satisfeito com este Produto ou Serviço?

Planejar e Implementar a Inovação / Solução:
Planejar as Etapas de Produção e Introdução do Produto ou Serviço no Mercado. 
Pergunta Chave: Como Multiplicar os Resultados da Inovação? 

Quais são os Diferenciais do Design Thinking?

Foco no Comportamento e Percepção de Valor do Cliente, suas Reais Necessidades e Desejos
Desenvolver novos Produtos ou Serviços com Equipe Multidisciplinar
Utilizar Recursos Visuais, Desenhos e Diagramas de Causa e Efeito
Utilizar o Conhecimento Tácito e Explorar o Processo Intuitivo
Utilizar Protótipo para Validar Idéias ou Gerar Novas Idéias
Visão Sistêmica e de Processo

Onde eu posso saber mais sobre Design Thinking?

Livro: The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage by Roger L. Martin
Vídeo: http://www.aiga.org/content.cfm/video-makethink-2009-martin  by Roger L. Martin
http://www.rotman.utoronto.ca/rogermartin/DesignofBusiness.pdf

Artigo: http://www.ideo.com/images/uploads/news/pdfs/IDEO_HBR_Design_Thinking.pdf by Tim Brown
Livro: Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations by Tim Brown
Vídeo:
http://mitworld.mit.edu/video/357/ by Tim Brown 

http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/ 
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/messages  

 

Focus Group de Inovação com Brainstorming

No Processo de Inovação, temos algumas Etapas que Necessitamos de Workshop para:

·       Descobrir e Priorizar as Necessidades dos Clientes (Internos ou Externos)

·       Descobrir o Diagnóstico

·       Descobrir e Priorizar Idéias para Solucionar os Problemas Diagnosticados

Existem várias Formas de Facilitar o Focus Group. O Procedimento a ser Escolhido para a Condução do Focus Group depende do Objetivo ou Necessidade que temos:

·      Descobrir e Priorizar as Necessidades dos Clientes.
Para Descobrir as Necessidades dos Clientes o Procedimento mais comum é
Convidar 12 Clientes e Fazer alguns Brainstormings com eles.
É fundamental neste Procedimento deixar os Clientes à Vontade e Protegidos contra
qualquer ameaça à sua Imagem.
Neste Brainstorming utilizamos a Regra “Não Justificar” que serve como Proteção,
assim o cliente se sente encorajado a Contribuir com suas Percepções sem Necessidade de
Racionalizar e Principalmente sem Necessidade de Mentir.
Após cada Brainstorming, os Clientes Selecionam as Opções mais Importantes e o Facilitador monta um Diagrama de Causa e Efeito de onde podemos construir uma Historinha com Visão Sistêmica.

·      Descobrir o Diagnóstico:
Para Descobrir o Diagnóstico temos Três possibilidades:
Primeiro, com os Próprios Clientes. Muitas vezes o Cliente já tem a Percepção do Diagnóstico,
o que realmente Impede que as suas Necessidades sejam Atendidas.
Novamente utilizamos o Brainstorming com a regra “Não Justificar” para efetivamente conseguir obter a sua Percepção. Novamente selecionamos as Opções mais Importantes, fazemos Diagramas de Causa e Efeito e montamos uma Historinha com Visão Sistêmica.
Uma Segunda forma de Descobrir o Diagnóstico é fazendo um Focus Group com uma Equipe Multidisciplinar com Colaboradores Internos da Empresa:
Mkt, Comercial, Logística, Financeiro, RH, Informática, Produção, Operação, Etc.
O procedimento é o mesmo: Brainstorming sem Justificativa, seleção, causa e efeito, etc.
E a Terceira possibilidade é com uma Equipe com Pessoas de toda a Cadeia Produtiva,
Fornecedores, Empresa e Clientes.

·      Descobrir Idéias e Soluções:
Para Descobrir Idéias ou Soluções, a Seleção de Pessoas para participar da Reunião de Focus Group com Brainstorming depende do Problema Diagnosticado.
Se a Solução necessitar de Conhecimento Técnico ou novas tecnologias é importante incluir no Grupo os Fornecedores de Tecnologia.
Por outro lado se a Solução depender de Comunicação ou Percepção do Consumidor é importante incluir no Grupo Fornecedores de Serviço de Propaganda, Publicidade, Design, Pesquisa de Mercado e até convidar alguns Clientes ou Consumidores.

O Focus Group de Inovação com Brainstorming tem como Objetivo Principal a Descoberta.
Por este motivo utilizamos junto com as Ferramentas Brainstorming e Diagrama de Causa e Efeito
a Metodologia Decision Mapping, que é um Processo Heurístico de Análise e Síntese.

 

Facilitação de Workshop (reunião) de Inovação e Estratégia

O Objetivo deste artigo é apresentar a “Facilitação de Workshop de Inovação e Estratégia
como uma
Competência.

A Qualidade ou Produtividade de um Workshop (reunião) é importante porque dela obtemos:

·     O Planejamento com Qualidade e Clareza nos Objetivos, Diagnósticos e Ações Chaves

·     O Compartilhamento de Conhecimento Tácito e Aprendizagem Organizacional

·     O Comprometimento com a Execução do Planejamento

A Falta da Competência em “Facilitação de Workshop” pode comprometer
outras
Competências Essenciais para uma Empresa, como:

·     Liderança

·     Trabalho em Equipe

·     Empreendedorismo

·     Inovação

O Papel do Facilitador de Workshop é:

·     Estimular o Grupo com Perguntas e não dar as Respostas ou Decidir por Eles

·     Entender e Compartilhar o Modelo Mental – Construir a Historinha – Síntese 

·     Estabelecer um Clima favorável à Geração de Idéias/Opções 

·     Fazer o encadeamento Lógico ou Relações de Causa e Efeito

·     Coordenar as Atividades de Análise, orientado para a Síntese no final do Processo

·     Estar atento à Linguagem Corporal, Percepções Intuitivas e Emoções

·     Estimular o Insight através do Processo: Intuição, Pista, Investigação, Descoberta e Aprendizagem

·     Administrar o Tempo e Recursos

As Competências Necessárias para a Facilitação de Workshop de Estratégia e Inovação são:

·     Percepção; Saber Ouvir; Entender o Modelo Mental; Criatividade e Intuição

·     Aprendizagem; Flexibilidade; Adaptabilidade; Auto Desenvolvimento;

·     Desprendimento: As suas Idéias e Opiniões não são o Foco.

·     Visão Sistêmica; Foco do Cliente;

·     Tomada de Decisão; Foco em Resultado;

·     Planejamento, Organização e Solução de Problemas;

·     Relacionamento Interpessoal; Controle Emocional; Negociação;

·     Comunicação; Raciocínio Lógico de Causa e Efeito; Capacidade de Análise e Síntese;

Abaixo algumas Metodologias e Ferramentas utilizadas na Facilitação de Workshop de Estratégia:

·     Brainstorming: Técnica de geração de Idéias/Opções

·     Análise e Diagramas de Causa e Efeito – Modelo Mental – Historinha

·     Decision Mapping: Processo Heurístico de Planejamento, Diagnóstico e Solução de Problemas

·     Processo Heurístico: Intuição, Investigação e Descoberta / Análise e Síntese

·     Coaching de Equipes: o Insight (Percepção, Descoberta e Aprendizagem) através de Perguntas

·     Perguntas chaves: “Para Que?” (Objetivo), “O Que?” (Diagnóstico) e “Como?” (Ações)

 

Eurico Gushi

Facilitador de Workshop (Reunião) de Inovação,

Design Thinking, Focus Group, Estratégia e Diagnóstico
 

CRIAVIVA Consultoria

Innovation Design Workshop
 

11-2097-3054

criaviva@yahoo.com.br 

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28/10/2011